Holter

O exame Holter é um eletrocardiograma com maior tempo de duração – de no mínimo 24 horas. O objetivo é caracterizar e diagnosticar ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias (sono, trabalho, exercícios, estresse emocional, repouso e etc.). Ele detecta, classifica e quantifica os vários tipos de arritmias, além de calcular a variação da frequência cardíaca.

Para realização deste procedimento não invasivo, um monitor leve e portátil é acoplado à cintura do paciente. Este equipamento é ligado por fios e eletrodos que são grudados em pontos estratégicos do tórax. A intenção é monitorar a arritmia do paciente durante um dia rotineiro.

Você também pode se interessar por: Consulta Cardiologista em Campo Grande - MS

Os principais sintomas que levam o médico a solicitar o exame são:

• Tonturas;
  • Desmaios;
  • Palpitações.

O Holter calcula a frequência cardíaca média, máxima e mínima a cada hora, a distribuição de eventos arrítmicos e isquêmicos e os traçados eletrocardiográficos selecionados.

Além disso, o exame Holter é muito utilizado para acompanhar o tratamento de pacientes que usam marcapasso. A Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere a utilização deste método nas seguintes situações:

• Confirmação de arritmias como causa de sintomas ocorridos durante as atividades diárias;
  • Detecção de isquemia miocárdica;
  • Documentação da eficácia terapêutica de agentes antiarrítmicos e anti-isquêmicos;
  • Predição de eventos cardíacos futuros.