Teste Ergométrico

Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame que mede a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante a realização de um esforço físico gradual e crescente.

Ele é realizado com o paciente caminhando ou correndo em uma esteira rolante ou pedalando em uma bicicleta ergométrica.

Você também pode se interessar por: Exame Ecocardiograma

Teste Ergométrico em Campo Grande

O teste permite ao médico observar os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço.

Por esse motivo, deve ser acompanhado de um eletrocardiograma contínuo, gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame.

O teste ergométrico permite diagnosticar diversas anormalidades no coração, como doença arterial coronariana e alterações da capacidade funcional respiratória.

Além disso, ele detecta eventuais arritmias, anormalidades da pressão arterial e isquemia miocárdica, que é a falta de irrigação em uma parte do coração que tem entupimento.

Ele também avalia os eventuais sintomas que podem acompanhar o surgimento de sopros e sinais de falência ventricular esquerda.

Também promove a avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida, bem como orienta a prescrição de exercícios físicos em pessoas doentes ou sadias.